SERVIÇO - 24/05/2023 22:34 (atualizado em 24/05/2023 22:39)

SC avança com "primeiro passo" para ter consulado italiano

Novidade tenta aliviar busca por serviços consulares no estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Florianópolis já conta com consulado honorário, sem autonomia administrativa (Foto: Divulgação)

Santa Catarina passará a ter um escritório de representação do governo da Itália a partir do segundo semestre deste ano, sediado em Florianópolis, novidade que é vista pelo governo estadual e por deputados como um primeiro passo para que o estado tenha também um consulado italiano.

A chegada do sportello consolare, como é formalmente chamado o escritório, foi anunciada pelo secretário de Relações Internacionais do governo Jorginho Mello (PL), Juliano Froehner, em reunião com parlamentares nesta quarta-feira (24), conforme divulgado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A Capital catarinense abriga atualmente um consulado honorário da Itália, que não conta com autonomia adminstrativa e apenas repassa documentos ao Consulado-Geral em Curitiba, no Paraná.

A unidade vive sobrecarregada por pedidos de serviços consulares, devido à grande presença de descendentes de imigrantes italianos no estado. A ideia, a longo prazo, é ter efetivamente uma agência consular de carreira, um consulado reconhecido por sua autonomia como de primeira categoria.

— A chegada desse escritório é o primeiro passo. A expectativa é muito grande. Isso foi construído há muito tempo. Desde o meu primeiro mandato, em 2018, estamos batalhando, o Parlamento tem batalhado. Enfim, é um grande avanço sediarmos um escritório de negócios — disse o deputado Vicente Caropreso (PSDB), que preside a Frente Parlamentar SC-Itália da Alesc.

— Santa Catarina é um estado internacional. Por isso, o nosso objetivo é que tenhamos um consulado, que vem ao encontro das demandas da Frente — emendou o secretário Froehner, também conforme divulgado pela Alesc.
Já confirmada, a chegada do sportello consolare ainda passará por oficialização do governo catarinense por meio de uma carta de intenções a ser encaminhada para o governo da Itália, segundo a Alesc.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...